A inteligência analítica tem tudo a ver com as empresas do futuro, pois ela é capaz de trabalhar com a intersecção entre os dados e estratégias para garantir o sucesso dos negócios.
A inteligência analítica é como você transforma seus dados em “o novo petróleo?” para impulsionar sua empresa. Pelo mundo inteiro empresas como Amazon, Netflix, Starbuks, Spotify entre outras já impulsionam seu crescimento com esta poderosa metodologia de transformação de dados em resultados.
O que é
A inteligência analítica é a verificação detalhara de informações, proveniente de dados ou da estrutura organizacional, que, por sua vez, se transformam em fundamento para traçar estratégias de negócio.
A metodologia já é uma nova aliada de quem está abrindo um novo negócio ou quer seguir mantendo o crescimento da sua empresa, afinal a inteligência analítica é uma resposta a um mundo em que a competição do mercado cobra das empresas em ser ágeis.
O propósito
Esta nova ramificação que une ciência de dados e interpretação do negócio serve para descobrir e interpretar padrões relevantes pelos dados gerados na sua operação, gestão ou criação de novos produtos e/ou serviços. Ela ainda é mais valiosa quando deseja-se melhorar o desempenho do negócio, identificar forças e fraquezas.
Enquanto análise, ela realiza um estudo imparcial sobre o funcionamento do negócio ao combinar fontes de dados e conhecimentos tecnológicos de pesquisa, metodologias e métricas.
Metodologia
Como área a inteligência analítica explora diversos métodos com seus dados e precisa de interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para atingir seus resultados, aqui na Anascience., nós usamos um conjunto de ferramentas para atingir a transformação desejada. Entre elas estão:
Análise Exploratório
Tudo começa com uma análise de conjuntura da maturidade do negócio e da aplicando e técnicas estatísticas e de ciência de dados para identificar insights. Colocamos aqui os pilares do data driven através de análises do fluxo do negócio e fluxo dos dados, juntos para construir o melhor resultado na análise exploratória.
Design for Innovation
Para negócios iniciantes é hora de desenhar a solução que atenda às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável e conceber uma estratégia de negócios viável para derivar valor diretamente dos insights. Logo, é hora de por a mão na massa e pensar em metodologias como o Business Model Canvas?, Design Thinking? e Lean Startup? ajudam a identificar como a ideia e o negócio são entendidos pelo negócio, hora de realizar as provas como o Proof of Value?, Proof of Concept?, Proof of Market? e Proof of Impact?.
Ideação
Após a imersão no problema e dados, a ideação fica por conta do Design Thinking e emprego de outras técnicas como lean startup para provar o valor e o conceito do negócio.
Cocriação
Com a ideação realizada é hora da prototipagem e construção de PoC data driven para a resolução de problemas e oportunidades identificados para provar a tração do mercado e o impacto.
Se o seu negócio já está em andamento e/ou já tem cumprido o propósito da ideação e cocriação, seu objetivo agora é crescimento!
Marketing Growth
Momento de imergir nos dados de processos e resultados do marketing, das vendas e do sucesso do cliente para descobrir quais estratégias estão funcionando através de ferramentas que permitem essa análise. Aqui é aprender a ser data driven nos resultados, sejam através de ferramentas e métodos mais robustas ou inteligentes, não necessariamente mais complicado para a tomada de decisão.
Acompanhamento & Crescimento
Seu negócio não para, os dados não deixa de emergir com novos insights e as mudanças são constantes, então você precisa de um acompanhamento, neste momento vamos analisar os resultados que você vem obtendo, formular hipóteses e testá-las e/ou criar objetivos de médio ou longo prazo com os resultados obtidos.
Ferramentas
Para a metodologia da inteligência analítica nossa equipe interdisciplinar conta com diversas skills para a solução de problemas. Os cientistas de dados trabalhar com um conjunto variado de ferramentas em que os dados possam estar depositados através da linguagem Python, SQL e R ou utilizando ferramentas de data mining, infraestrutura de big data (como Hadoop e Spark), Linux e APIs, com este arca-bolso os cientistas se conectam aos dados para formular hipóteses e previsões.
Já nossos especialistas em inovação conectam-se à gestão do problema, através de frameworks como o DDDF, DT, CANVAS, etc. com o objetivo de descobrir, definir, desenvolver e entregar o melhor resultado da inovação no seu processo, produto ou serviço. Já nossos especialistas em crescimento utilizam ferramentas como SWOT, Heatmaps, Analytics, SEO, Funil de vendas, fluxo de cadência e ferramentas tradicionais para encontrar e superar os gargalos do seu crescimento.
Como você percebeu, a inteligência analítica exige uma leitura ampla do negócio, através das ferramentas usadas pela equipe interdisciplinar, para atender as exigências do atual mercado extremamente competitivo.
Resultados
Não há dúvida que hoje a informação é um elemento central e deve ser usada como uma força determinante para a prosperação dos negócios. A inteligência analítica é a mais forte ação para promove a visão data driven nas empresas, ainda mais no contexto atual de alta competitividade e desorganização do fluxo de insigths, não em sua estrutura, mas em relação ao conhecimento que ela detém e não sabem como usar em seu benefício. Logo, a aplicação da inteligência analítica desdobra-se em diversos resultados dentro do mesmo negócio independente da área resultado em:
Análise de Risco
A análise de risco de mercado executa pesquisas para determinar a probabilidade de perdas ou ganhos com os recursos investidos no negócio. O trabalho pode envolver outros tipos de riscos que possam ser capazes de ameaçar os lucros da empresa. Esta análise é altamente impactada pelo uso de algoritmos de inteligência artificias capazes de predizer resultados com base em dados ainda mais heterogêneos e com maior velocidade que a de humanos além de encontrar correlações profundas com os dados. Quanto custa hoje não realizar análise de risco na sua empresa?
Supply Chain e Processos Operacionais
Em uma indústria, por exemplo, a análise de informações de uma longa cadeia de processos ou de suprimento não é fácil, neste sentido a inteligência analítica é capaz de ajuda a identificar as operações com melhor produção e quais estão mais sujeitas a falhas.
Saúde
Em tempos que a saúde virou centro de muitos debates, as despesas com saúde dos colaboradores podem ser um dos maiores gastos em uma empresa. Hoje a leitura de dados e seu cruzamento é capaz de auxiliar na busca por melhores políticas de planos de saúde e na estruturação do melhor fluxo para o colaborador e nutrir os médicos com informações médicas relevantes.
Marketing
Uma das áreas que mais tem absorvido a capacidade da inteligência analítica é o marketing, ou perceber antecipadamente o que os consumidores querem atrelado todo o poder esta análise ajuda a promover campanhas de marketing mais eficientes e assertivas. Isso diz respeito tanto aos modos de divulgação dos produtos quanto à identificação de nichos.
Recursos Humanos
Este é um dos motores de qualquer instituição, logo aplicar estratégias inteligentes n setor de recursos humanos de uma empresa pode otimizar e muito a área. Processos que analisam dados comportamentais já são realidade e ajudam a manter talentos e ajudam na prevenção de demissões ou desligamentos por insatisfação.
Jurídico
Processos perdidos, esquecidos ou tramitação fora do esperada são apenas uma das dores mais sentidas pelo setor, a inteligência aplicada em processos pode melhorar a produtividade do setor, auxiliando até em uma redução do tempo de tramitação de decisões resultando em recursos humanos e financeiros poupados.
Uma empresa do futuro focada em resultados a partir de dados tem tudo a ver com o hoje, pois a competitiva atual no mercado, incessante busca pelo melhor desempenho possível e a avalanche de dados e métricas exigi que as empresas de estejam em constante desenvolvimento e isso pode ser obtido com a inteligência analítica e o design for innovation da Anascience.